Entrevista a florista
ALEJANDRA HEKMA

Lareira da BO.BÔ Oscar Freire.

Alejandra Hekma, chilena que vive há 25 anos no Brasil, é quem assina os arranjos das lareiras da BO.BÔ em São Paulo. A seguir, um papo com a talentosa florista que inspira o nosso universo e também pode inspirar você!

BB. Como você começou a trabalhar como florista?

AH. “Minha carreira começou de repente. Durante as visitas da minha mãe para o Brasil, ela ficava encantada com as flores que víamos nos shoppings, e sempre dizia que achava que eu deveria fazer um curso de arranjos. E foi assim que começou: eu segui o conselho dela e me encantei por este universo. Comecei a receber as primeiras encomendas das amigas, que sempre me apoiaram, e tudo começou a fluir.”

BB. Qual é o seu parque ou jardim favorito do mundo?

AH. “O Keukenhof, na Holanda. Durante a época das tulipas é fantástico.”

BB. Sua flor favorita.

AH. “Muito difícil escolher somente uma.. Amo as rosas, mas acho injusto falar somente delas. Cada flor tem o seu próprio encanto.”

BB. De qual trabalho você mais se orgulha?

AH. “As produções que eu mais gosto são aquelas que eu faço com quem eu já conheço ou quando eu consigo captar exatamente o que a pessoa gosta, pois isso me dá mais liberdade para criar. A relação com pessoas especiais me traz muita alegria.”

Lareira da BO.BÔ Oscar Freire.

LIFESTYLE

Parque Keukenhof, na Holanda.

BB. Qual é a sua maior fonte de inspiração?

AH. “A inspiração pode vir de tudo - da natureza, da moda, de revistas ou desfiles... Tudo pode se tornar uma referência para cores e texturas.”

BB. Uma dica para comprar flores no CEAGESP, em São Paulo.

AH. “Chegue 'cedo', em torno de 22h, vá com calma para fazer as melhores escolhas e aproveite para trocar dicas com os floristas que trabalham lá!.”

BB. Que conselho você daria a um(a) florista que está começando?

AH. "Vá atrás, não desanime quando algo não correr como esperado, peça ajuda - às vezes não conseguimos sozinhos! - e tenha disposição para realizar sacrifícios, como ir ao Ceasa em horários alternativos. O retorno virá e será muito gratificante receber retornos positivos e elogios de clientes e amigos!"

BB. O que você mais ama em trabalhar com flores?

AH. "É tão fascinante... Eu fico muito concentrada enquanto estou trabalhando e esqueço do tempo. É uma alegria ter entrado sem querer nesse mercado de flores, não posso viver sem elas."

ESTILO

Ensaio Soirée.

BB. Um look perfeito para trabalhar.

AH. “Jeans com t-shirt ou camisa branca e pérolas, que trazem sempre um toque elegante. No geral, peças básicas que não me atrapalham pois estou sempre em movimento.”

BB. Uma dica de estilo.

AH. “Seja você mesma - o que funciona para outra pessoa pode não funcionar para você. Vista a roupa, olhe no espelho e se sinta bonita.”

BB. Qual é a peça que você mais ama?

AH. “Meus sapatos, sem dúvidas.”

BB. Defina seu estilo.

AH. “Clássico e romântico.”